10 mitos e verdades sobre varizes

10 mitos e verdades sobre varizes

As varizes são um problema comum na vida de algumas pessoas, principalmente entre as mulheres. A questão é que elas fazem parte de uma doença que tende a piorar com o passar do tempo, não prejudicando somente a aparência da pessoa, mas também comprometendo a sua saúde e simples atividades diárias. Quer ficar sabendo mais sobre o assunto? Então não perca este artigo: 10 mitos e verdades sobre varizes.

 

O Cirurgião Vascular Fabrício Savegnago (CRMMS 6231) explica que as varizes ocorrem quando as veias se tornam dilatadas, algumas destas veias se tornam sobressalentes na pele. O Cirurgião Vascular Alex Kanomata (CRMMS 5621) explica também que, em geral, esse problema acaba aparecendo com mais frequência nos membros inferiores do corpo, como os pés e pernas.

Causas das Varizes

1- Vasinhos são varizes. Mito!

Existe uma grande diferença entre pequenos vasinhos e as varizes e, quem sofre com esse problema, sabe muito bem do que estamos falando.  Os vasinhos incomodam principalmente por uma questão de estética, porém não deixe de consultar um médico no caso de aparecimento, pois muitos destes vasinhos estão associados a varizes menos aparentes ou a veias reticulares.

 

2- Mulheres têm mais facilidade para desenvolver varizes. Verdade!

Isso ocorre porque as mulheres possuem hormônios que predispõem a dilatação das veias. De acordo com os médicos mencionados neste artigo, 45% das mulheres sofrem desse tipo de problema, enquanto no caso dos homens isso ocorre com, aproximadamente, 30% deles.

 

3- Salto alto provoca varizes. Mais ou menos!

Usar salto alto não faz com que as varizes surjam, porém se a mulher que utiliza tem tendência ao problema, certamente usar salto alto vai fazer com que a panturrilha (bomba muscular da perna) seja contraída com menos eficiência,  o que prejudica a sua circulação. E aí, sim, podem surgir as varizes.

 

4- Varizes é um problema hereditário. Verdade!

Infelizmente, se as pessoas da sua família sofrem desse problema, a probabilidade de você também sofrer é grande!

 

5- Cruzar as pernas dá varizes. Mito!

Cruzar as pernas, isoladamente, não faz mal nenhum; o que faz mal é a pessoa ficar muito tempo na mesma posição!

 

6- Anticoncepcional causa varizes. Mais ou menos!

Se o seu anticoncepcional possui os hormônios estrogênio e a progesterona; e, além disso, você ainda tem tendência a desenvolver trombose; aí sim o anticoncepcional pode ser o vilão para o caso de varizes. Converse com o seu médico sobre esta associação.

 

7- Cremes podem auxiliar no tratamento de varizes. Mito!

O que um creme pode fazer é minimizar as dores causadas pelas varizes. Por outro lado, os cremes não são capazes de curar esse problema. Somente o tratamento através de cirurgia, laser ou escloroterapia é capaz de tratar de fato as varizes.

 

8- Deitar com as pernas para cima ajuda. Verdade!

De fato, colocar as pernas para cima pode melhorar a circulação do sangue e aliviar as dores de quem fica muito tempo na mesma posição. Nesse caso, essa posição pode tanto prevenir, como auxiliar, com o problema das varizes.

 

9- Gravidez potencializa o risco de varizes. Verdade!

Durante a gestação, os hormônios podem contribuir, sim, para o surgimento de varizes. Até mesmo porque nessa condição ocorre também o aumento da pressão venosa nas pernas (devido ao aumento do útero), o que facilita no surgimento do problema.

Sintomas de Varizes

10- Musculação causa varizes. Mito!

Se se você realiza a prática correta, a musculação pode ajudar a prevenir.

 

Ainda tem dúvidas sobre Varizes?

Se você ainda tem dúvidas sobre Cirurgia Vascular e Tratamento de Varizes entre em contato a equipe da Clínica Santé.

É importante deixar claro que o artigo “10 mitos e verdades sobre varizes” é apenas de caráter informativo/educativo, portanto, recomenda-se a consulta com um(a) médico especializado(a) no tratamento de varizes que será capaz de analisar seu caso individualmente e indicará o tratamento adequado de forma personalizada para você.

Tratamento de Varizes em Campo Grande – MS

A Clínica Santé pode te ajudar a recuperar tua autoestima através de diversos tratamentos, incluindo diagnosticar os sintomas de varizes e o tratamento de varizes feito por angiologistas e cirurgiões vasculares.

Sintomas de Varizes

 R. Teldo Kasper, 49, Sala 6, Chácara Cachoeira. Campo Grande – MS

 67 3201-8000
 67 99635-3915

A Clínica Santé! respeita o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina e, entre outras atitudes, não realiza consultas médicas via internet ou qualquer outro meio. De acordo com o Conselho Federal de Medicina é vetado ao médico: consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou a distância (Resolução CFM 1974/2011).
Mais uma coisa: o post 10 mitos e verdades sobre varizes apareceu primeiro no site da Clínica Santé.

Leave a Comment

DIGITE O TEXTO E PRESSIONE A TECLA "ENTER" PARA BUSCAR