As varizes não são um problema apenas estético

Há um grande numero de homens e mulheres que se deparam com o descontentamento diante do surgimento de veias dilatadas e tortuosas nas pernas: as terríveis varizes. Pois saiba que as varizes não são um problema apenas estético e precisam de todo o cuidado de atenção na hora de se recorrer a um tratamento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) promove uma campanha de esclarecimento com relação ao tratamento, defendendo que a decisão e o acompanhamento do paciente devem ser sempre fundamentalmente em conjunto com um especialista da área.

Nesse sentido, apesar de as varizes gerarem principalmente um forte incomodo estético, deve ser sempre um médico da área que deve ser procurado.

É comum ouvirmos ou até mesmo vermos em diversos sites e blogs pessoas que divulgam remédios caseiros, cremes com resultados praticamente mágicos, simpatias, entre outras coisas – nada disso deve ser levado em consideração.

Cada caso varia de acordo com  a magnitude do problema das varizes de cada paciente, e somente um médico especialista em cirurgia vascular e/ou angiologia poderá identificar qual o melhor caminho a ser tomado e até mesmo os procedimentos e cuidados para complementar os tratamentos mais indicados.

Em muitos casos, a cirurgia pode ser um recurso necessário. Para se ter uma noção, a Escleroterapia, que é uma das opções de tratamento mais recorrentes, quando não realizada por um profissional gabaritado, há riscos sérios de complicações, como manchas escuras, dificuldade de cicatrização e até mesmo coagulação nos vasos.

Entenda a origem do problema e porque as varizes não são um problema apenas estético

Geralmente os sintomas já começam quando ocorrem o “afrouxamento” nas válvulas contidas no interior das veias. O que ocorre é que elas não cumprem a sua função de fechar por completo, permitindo que toda a pressão sanguínea seja transmitida também para outras veias – é por esse motivo que as pernas passam a apresentar manchas semelhantes á caminhos tortuosos e até mesmo dilatados.

Os motivos para uma pessoa ser acometida pelo problema geralmente é por conta de fatores genéticos (hereditário e familiar), o que causa o enfraquecimento dos vasos e, portanto o desencadeamento das varizes.

Nas mulheres, que geralmente são as que mais sofrem com o surgimento das varizes, a questão pode ser associada aos hormônios, responsáveis por deixar as paredes das veias com maior flexibilidade, aumentando, portanto o risco de uma dilatação.

Porém, vale destacar, que os fatores acerca do estilo de vida também podem influenciar fortemente para o surgimento das varizes – má alimentação, consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo, longos períodos permanecendo sentado ou pé – tudo isso pode influenciar para que o problema ocorra.

Geralmente quem chega ao consultório médico leva consigo a queixa sobre a aparência estética das pernas, porém, há muitos pacientes que já procuram um especialista com sintomas de dores.

As dores geralmente ocorrem na fase mais avançada da doença, e nessa situação os pacientes podem já apresentar ulceras varicosas, ou seja, as veias encontram-se inflamadas por conta da formação de coágulos.

Por esse motivo, as marcas não devem ser consideradas somente um incomodo estético, e sim um sinal para que se inicie um tratamento eficiente logo no inicio da doença, evitando que as proporções sejam maiores que o controle seja feito mais facilmente.

Saiba mais sobre os tratamentos

 

Os especialistas Dr. Fabrício Savegnago e Dr. Alex Kanomata detém conhecimento acerca dos tratamentos mais utilizados recentemente e muitos deles são quase que totalmente invasivos, proporcionando uma rápida recuperação e resultados visíveis logo nas primeiras sessões.

Dois dos mais recorrentes são:

  • Escleroterapia com espuma Ecoguiada: É realizada a introdução de uma agulha na veia danificada e feita uma injeção de espuma esclerosante. Nesse tipo de tratamento o numero de sessões poderá variar de acordo com cado caso e dimensão do problema.

 

  • Cirurgia a Laser: O laser é emitido através da fibra e a reação acontece por conta da energia da luz, que ajuda a proporcionar o fechamento da veia danificada, evitando que o sangue passe por ela e siga o fluxo nas veias que estejam em melhores condições.

 

Há também a opção da cirurgia que é considerada efetiva e com resultados estéticos extremamente positivos. Há também os tratamentos auxiliares, como o tratamento da ponte de safena com radiofrequência ou laser, que proporcionam um pós-operatório mais tranquilo.

O tipo de procedimento deverá ser decidido somente um diagnóstico médico minucioso e o paciente precisa ter em mente desde o inicio do tratamento que as varizes não são um problema apenas estético e sim uma questão de saúde, que precisa de um acompanhamento sério e especializado.

Leave a Comment

DIGITE O TEXTO E PRESSIONE A TECLA "ENTER" PARA BUSCAR