Ecodoppler Vascular

O Ecodoppler vascular é um exame que utiliza ondas de ultrassom e permite analisar o fluxo de sangue que circula nos vasos sanguíneos (veias e artérias), por isso, também é chamado de ultrassom vascular.

O Eco Doppler das artérias é indicado, principalmente, para diagnosticar e quantificar o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias, causando um estreitamento das mesmas). As principais manifestações da aterosclerose, nas quais, o Ecodoppler vascular é utilizado, são: a doença vascular cerebral (Ecodoppler de carótidas e artérias vertebrais), doenças da aorta e doença arterial periférica (Ecodoppler de artérias renais, mesentéricas e dos membros inferiores). Além da aterosclerose e as suas complicações, como a trombose, o Ecodoppler vascular arterial também é indicado em outras doenças, como as embolias (deslocamento coágulos ou vegetações que se desprendem do coração e obstruem as artérias), os aneurismas e as má formações.

O Ecodoppler venoso (das veias) quando realizado em membros inferiores, incide principalmente sobre o estudo de duas doenças distintas, a insuficiência venosa superficial e/ou profunda e a trombose venosa também superficial e/ou profunda. Este exame permite estudar: a anatomia, sobretudo topográfica, da rede venosa superficial e profunda; a direção do fluxo sanguíneo nas veias, importantíssima para o estudo da insuficiência venosa; a existência de fluxo retrógrado (em direção oposta à fisiológica – fluxo anterógrado) ou de situações de refluxo (fluxo bidirecional); num contexto de suspeita de trombose venosa este exame fornece o diagnóstico definitivo e avalia a gravidade da situação.