Microagulhamento (Skin Needling) / Collagen Induction Therapy (CIT)

microagulhamento

No que constitui a técnica do Microagulhamento?
Esta técnica consiste em produzir microfuros na pele por meio do rolamento de um cilindro com multiagulhas. O objetivo é estimular as células responsáveis pela produção de colágeno e com isso restaurar a pele que foi danificada.
As principais indicações do Microagulhamento são:

  • Melhoria na textura da pele
  • Pele danificada pelo sol
  • Flacidez da pele
  • Grandes poros com produção sebácea excessiva
  • Rugas (leves, médias e profundas)
  • Estrias
  • Cicatrizes de acne e de queimaduras
  • Alopécia
  • Melasma

Como é o procedimento?
O procedimento é realizado com um equipamento que contém multiagulhas com um comprimento determinado em milímetros (0,25 mm, 1mm, 1,5mm, 2 mm ou 2,5 mm). É realizado sob anestesia local e o equipamento é aplicado paralelamente à pele até produzir um microssangramento e a pele ficar com uma cor avermelhada de um padrão uniforme.

A intensidade do microssangramento e da vermelhidão depende do comprimento das agulhas e do tratamento desejado. Por exemplo, para manchas e pequenas imperfeições na pele a intensidade é menor, já para cicatrizes mais profundas e estrias, a intensidade é maior.
Os dispositivos utilizados não são reutilizáveis, nem no mesmo paciente, e tampouco podem ser reesterilizados, uma vez que o calor destrói a ponta afiada das agulhas.
Quais os cuidados após o procedimento?
É muito importante seguir corretamente as orientações do Dermatologista após o procedimento para que se consiga o melhor resultado. O microagulhamento cria orifícios minúsculos na pele que se fecham em minutos, sem deixar marcas. No entanto, quando o tratamento é realizado com agulhas de 2 mm a 2,5 mm é necessário um cuidado maior, muitas vezes com repouso das atividades laborais por até dois a três dias.
Qual o benefício para a pele?
Esta ação desencadeia mediadores químicos que estimulam as células dérmicas a produzirem mais colágeno e elastina para restaurar a pele danificada. Com isso, toda a pele é reestruturada e beneficiada. O paciente percebe significativa melhora na textura da pele, redução de rugas, cicatrizes e manchas. A pele torna-se notadamente rejuvenescida com um clareamento uniforme, com mais firmeza e viço.
Em quanto tempo dá para perceber os resultados?
Os resultados são percebidos após dois a três meses, uma vez que o “amadurecimento” do novo colágeno é um processo lento. Espera-se melhora de 70% a 80% após duas a quatro sessões. É recomendável intervalo de seis a oito semanas entre elas, quando se observam os resultados.
Existem contraindicações? Quais?
Como todo procedimento estético, o microagulhamento também possui restrições sobre quem pode realizar o método. O tratamento não deve ser feito em áreas do corpo com infecções e em pacientes com tendência à formação de queloide. Por isso, é muito importante que o procedimento seja realizado pelo Dermatologista, pois o profissional está apto a avaliar as condições clínicas do paciente para saber se é possível ou não aplicar esta técnica e principalmente, a tratar complicações, caso ocorram.

 

microagulhamento microagulhamento

Agendar avaliação

DIGITE O TEXTO E PRESSIONE A TECLA "ENTER" PARA BUSCAR