O que é hiperidrose?

Entenda o que é hiperidrose!

O suor é um mecanismo fisiológico corporal que visa manter o equilíbrio da temperatura, visto que através da liberação de água pelas glândulas corporais, é possível manter a temperatura corporal adequada.

como diminuir olheiras

Quando sentimos calor intenso, o corpo libera líquido através das glândulas sudoríparas, na tentativa de resfriar a pele. Este líquido contém água e íons, que são liberados na medida necessária para se manter o equilíbrio.

Em alguns casos, esta condição está presente em excesso, caracterizando um distúrbio chamado de hiperidrose. O paciente que possui esta, tem produção de suor demasiada em qualquer situação: nas atividades normais do dia a dia, no repouso, durante refeições, trabalho, período de estudo e de estresse ou ansiedade.

O incômodo as vezes até impede que o paciente desempenhe as atividades diárias, visto que o suor excessivo das mãos, por exemplo, é extremamente desconfortável no trabalho e na escola.
Além do incômodo profissional, a situação pode gerar um constrangimento social, pois o suor excessivo pode estar presente também nos pés, axila, rosto, cabeça e virilha.

Em crianças, o problema pode repercutir em bullying e outras formas de exclusão social, podendo atrapalhar no desenvolvimento da mesma e no rendimento escolar.

Incidência da Hiperidrose

Acredita-se que este mal atinge 3% da população, sem escolher sexo. É mais comum em jovens, mas pode atingir também crianças e idosos.
Pode variar conforme a região de incidência, até mesmo dentro de um mesmo país, visto a existência de diferenças climáticas.

Fatores de risco da Hiperidrose

A hiperidrose primária não possui causas aparentes, mas acredita-se que esteja ligada à fatores hereditários, e em alguns casos, com sobrepeso e obesidade.
Já a hiperidrose secundária, é consequência de outras doenças, como câncer, ansiedade, doença Parkinsoniana, hipertireodismo, entre outras, sendo muito mais rara.

Como Diminuir Olheiras

Tipos de hiperidrose

Quando a sudorese atinge principalmente mãos, pés e axilas, e não possui uma causa aparente, é chamada de HIPERIDROSE PRIMÁRIA OU FOCAL: esta, atinge muitas pessoas, sendo que apenas pouco mais da metade busca a opinião médica. Como não possui um fator desencadeante significativo, estuda-se a possibilidade de que seja uma patologia hereditária.
Mas, em alguns casos, a hiperidrose é apenas um sintoma de outras doenças. Neste caso, chama-se de HIPERIDROSE SECUNDÁRIA, e ela poderá atingir todo o corpo ou apenas uma área, que não precisam ser necessariamente as atingidas pela hiperidrose primária. Pode ser consequência de algumas das doenças: hiper ou hipoglicemia, câncer, ansiedade, doença Parkinsoniana, lesões na medula espinhal, hipertireoidismo, hiperatividade da glândula pituitária, entre outras.
Em ambos os casos, um Dermatologista deverá ser consultado para possíveis esclarecimentos e indicação de tratamento.

Formas de tratamento da Hiperidrose

A aplicação de toxina botulínica é altamente eficaz para o tratamento da hiperidrose. No passado, utilizava-se intervenção cirúrgica, a chamada simpatectomia: interrupção nervosa (mais especificamente, simpática), de modo a reduzir a sudorese. Porém, como a toxina botulínica é muito mais segura e sem necessidade de intervenção cirúrgica, essa cirurgia tem sido cada vez menos realizada.

Quem faz a Aplicação de Toxina Botulínica – Botox ® para Hiperidrose. Qual o profissional habilitado?

Aplicação de Toxina Botulínica Botox ® para Hiperidrose  pode ser feito por médicos especialistas na área. Os especialistas que fazem a Aplicação de Toxina Botulínica Botox® são os  Médicos Dermatologistas.

Quanto custa o tratamento para Hiperidrose? Qual o preço?

Muitas pessoas tem dúvida sobre qual o preço do tratamento para Hiperidrose. Em cumprimento ao Código de Ética Médica é inadequada a divulgação de preços de cirurgias ou média de valores de tratamentos .

Para saber quanto custa o tratamento para Hiperidrose é agendada uma avaliação, em que o Médico Dermatologista analisará o caso. Havendo indicação para o tratamento é que os custos e formas de pagamento serão apresentados. Entre em contato e agende sua avaliação.

Ainda tem dúvidas sobre o que é Hiperidrose?

Se você ainda tem dúvidas sobre Hiperidrose, entre em contato com a equipe da Clínica Santé.

É importante deixar claro que o artigo “O que é Hiperidrose?” é apenas de caráter informativo/educativo, portanto, recomenda-se a consulta com um(a) médico especializado(a) no tratamento de Hiperidrose que será capaz de analisar seu caso individualmente e indicará o tratamento adequado de forma personalizada para você.

Tratamento para Hiperidrose em Campo Grande – MS

A Clínica Santé pode te ajudar a recuperar a autoestima e qualidade de vidaatravés de diversos tratamentos, incluindo o tratamento para Hiperidrose feito por médicas Dermatologistas especialistas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia -SBD.

Como Diminuir Olheiras

 R. Teldo Kasper, 49, Sala 6, Chácara Cachoeira. Campo Grande – MS

 67 3201-8000
 67 99635-3915

É possível fazer uma consulta online sobre Hiperidrose?

A Clínica Santé! respeita o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina e, entre outras atitudes, não realiza consultas médicas via internet ou qualquer outro meio. De acordo com o Conselho Federal de Medicina é vetado ao médico: consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou a distância (Resolução CFM 1974/2011).
Mais uma coisa: o artigo O que é Hiperidrose? apareceu primeiro no site da Clínica Santé!

Leave a Comment

DIGITE O TEXTO E PRESSIONE A TECLA "ENTER" PARA BUSCAR