Quais exercícios são indicados para quem tem varizes?

Problemas de dilatação nas veias e surgimentos de varizes são queixas comuns entre muitas pessoas, que desenvolvem uma desculpa para pararem com as atividades físicas comuns. Devido ao incômodo que estes distúrbios acabam gerando, muitos acabam ficando na dúvida de quais exercícios são indicados para quem tem varizes.

Os motivos que causam varizes são diversos, mas no geral acabam a funcionalidade vascular dos membros inferiores. Esse problema de uma circulação sanguínea problemática acaba acarretando no aparecimento de vasos dilatados visíveis sobre a pele, produzindo uma sensação de baixa autoestima por quem se envergonha do visual estético das pernas.

Aqui na Clínica Santé oferecemos uma ótima infraestrutura que conta com equipamentos tecnológicos e pessoas capacitadas para melhor identificar o real estado do paciente. Tal avaliação é fundamental para permitir que o indivíduo execute exercícios indicados para quem tem varizes.

Dicas de exercícios indicados para quem tem varizes.

O percentual da população que sofre com problemas vasculares vem aumentando frequentemente, isso porque o sedentarismo e hábitos alimentares inapropriados têm favorecido este crescimento. Além de não apresentar uma boa estética, as varizes ainda causam dores e desconforto, descritas como uma típica sensação de cansaço, inchaço e dores nos membros inferiores.

Mesmo que em muitos casos o surgimento das varizes estejam associados a uma hereditariedade genética, existem diferentes maneiras de minimizar o desconforto das varizes.

Pensando nos pacientes, a Clínica Santé dá dicas de quais são os exercícios indicados para quem tem varizes:

  • Pratique diariamente pequenas caminhadas, pois além de ser um exercício simples e prazeroso, é bastante apropriado para quem sofre de varizes. Os especialistas recomendam um ritmo mais contínuo de exercícios que permitam movimentar as pernas para quem apresenta vasos dilatados. O paciente ao caminhar irá de maneira instantânea notar uma melhora da circulação, cessando o aparecimento de novas varizes. Não deixar que a falta de tempo seja empecilho para colocar o corpo em movimento é primordial. Trocar elevadores por escadas, ou se deslocar a pé para o expediente são pequenos esforços que sustentarão bons resultados, com pernas mais sadias e livres de varizes.
  • Tire um dia para pedalar em um parque, pois este é um exercício inerente para melhorar o estado de uma perna com varizes. Além de agradável, um passeio de bicicleta tende a fortalecer os músculos da perna e evitar o aparecimento de novos vasos dilatadores. No caso de você não dispor de tempo para realizar esse tipo de atividade, simule em casa mesmo, deitado sobre o chão, movimentos que se assemelhem com de um pedal de uma bicicleta.
  • Exercite levantamentos de perna, dado que é um exercício simples de fácil de ser realizado. Diferentemente das academias, esse exercício não visa trabalhar a rigidez dos músculos e o glúteos, mas sim do aperfeiçoamento da circulação sanguínea das pernas. Essa atividade pode ser aplicada em casa, e sem restrição de idade, pois é fácil de ser executada.
  • Faça flexões, levando os joelhos até a altura do tórax, realizando repetidamente essa posição, pois assim como os outros exercícios, essa pratica não necessita do uso de equipamentos, e pode ser feito na sua própria casa.

Esses e outros exercícios poderão compor uma série de atividades capazes de auxiliarem no tratamento contra as varizes. Uma vez que o paciente melhora seu condicionamento físico, através de músculos mais firmes e resistentes, o risco de desenvolver problemas vasculares através da má circulação sanguínea são mínimos.

Portanto, se você sofre de problemas com a autoestima, desconforto e dores nas pernas devido a presença de vasos dilatados, não perca mais tempo. Agende uma consulta na Clínica Santé, e receba dicas de quais são os exercícios indicados para quem tem varizes.

 

Leave a Comment

Rankie WordPress Plugin

DIGITE O TEXTO E PRESSIONE A TECLA "ENTER" PARA BUSCAR