Quais os tipos de Hiperidrose?

Tipos de Hiperidrose

Sabe-se que a hiperidrose é uma patologia que acomete de 1 a 3% da população mundial, e se caracteriza por uma situação de suor excessivo. Pode atingir pés, mãos, axilas, e em alguns casos, afeta também o rosto, cabeça e virilha.

como diminuir olheiras

Trata-se de uma doença que afeta as atividades diárias do paciente, e por isso, deve-se buscar um tratamento para amenizar os impactos e melhorar a qualidade de vida deste.

Não existe uma causa exata para a hiperidrose, porém, em alguns casos pode ser consequência de outras doenças. Abaixo, encontra-se a explicação para cada um dos casos:

Hiperidrose do Tipo Primária ou Focal

Ela atinge principalmente pés, mãos e axilas. É percebida pelo paciente quando o suor está presente mesmo em dias frios ou em situações de repouso. A partir desta queixa, o diagnóstico clínico é firmado.

Pode aparecer nas mais diversas idades, variando a idade conforme a área do corpo atingida.

  • Nas mãos e pés: a maioria, manifesta os sintomas até os 6 anos de idade, podendo atrapalhar na evolução escolar pela dificuldade em escrever.
  • Axilas: a hiperidrose axilar aparece principalmente na adolescência, por volta dos 12 anos de idade.
  • Cabeça: é um pouco mais rara, mas pode aparecer entre adultos. Não estando ausente em jovens e crianças.

O problema não gera outros prejuízos a saúde do paciente, a não ser o desconforto social, constrangimento, bullying na infância e adolescência, restrição à atividades laborais, dificuldades na escrita, e outras questões de qualidade de vida relacionadas.

Em alguns casos, a umidade corporal pode relacionar-se a proliferação de fungos e bactérias, dermatites, e outras doenças oportunistas.

Não sabe-se qual o fato desencadeante, porém, acredita-se que o problema pode ter uma ligação com aspectos genéticos.

A hiperidrose pode piorar em situações de estresse, devido à intensa liberação de adrenalina no sangue, que estimulará ainda mais as glândulas sudoríparas.

Hiperidrose do Tipo Secundária

Esta segunda forma de hiperidrose caracteriza-se por ser um sintoma de outras doenças. Pode estar relacionada à alguns distúrbios:

  • Endócrinos: hipertireodismo, diabetes melito, menopausa, gravidez, hiperpituarismo, entre outras.
  • Neurológicos: doença Parkinsoniana, lesão medular, AVC.
  • Neoplasias: relacionada principalmente a tumores malignos.
  • Drogas: fluoxetina por exemplo.
  • Toxicidade: álcool, e substâncias ilícitas.

Surgindo como consequência de algumas doenças apresentadas, ela se difere da hiperidrose primária por atingir apenas uma parte ou todo o corpo. Lembrando que a primária afetava mãos, pés e axilas.

Como Diminuir Olheiras

Deve-se atentar ao surgimento da hiperidrose, que como agora você já sabe, pode estar relacionada à doenças e distúrbios que comprometem sua saúde.

De mesmo modo que a primária, a hiperidrose secundária afeta as atividades diárias, e ainda em maior grau, visto que podem atingir todo o corpo.

Tratamento para Hiperidrose

Destaca-se a importância de procurar um médico para conhecer a real causa do distúrbio, buscando exames diferenciais, a fim de estabelecer a melhor forma de tratamento.

Quanto custa o tratamento para Hiperidrose? Qual o preço?

Muitas pessoas tem dúvida sobre qual o preço do tratamento para Hiperidrose. Em cumprimento ao Código de Ética Médica é inadequada a divulgação de preços de cirurgias, ou média de valores.

Para saber quanto custa o tratamento para Hiperidrose é agendada uma avaliação, em que o Dermatologista analisará o caso. Havendo indicação para o tratamento é que os custos e formas de pagamento serão apresentados. Entre em contato e agende sua avaliação.

Ainda tem dúvidas sobre Hiperidrose?

Se você ainda tem dúvidas sobre Hiperidrose, entre em contato a equipe da Clínica Santé.

É importante deixar claro que o artigo “Quais os tipos de Hiperidrose?” é apenas de caráter informativo/educativo, portanto, recomenda-se a consulta com um(a) médico especializado(a) no tratamento de Hiperidrose que será capaz de analisar seu caso individualmente e indicará o tratamento adequado de forma personalizada para você.

Tratamento para Hiperidrose em Campo Grande – MS

A Clínica Santé pode te ajudar a recuperar a autoestima e qualidade de vida através de diversos tratamentos, incluindo o tratamento para Hiperidrose feito por médicas Dermatologistas especialistas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como Diminuir Olheiras

 R. Teldo Kasper, 49, Sala 6, Chácara Cachoeira. Campo Grande – MS

 67 3201-8000
 67 99635-3915

É possível fazer uma consulta online sobre Quais os tipos de Hiperidrose?

A Clínica Santé! respeita o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina e, entre outras atitudes, não realiza consultas médicas via internet ou qualquer outro meio. De acordo com o Conselho Federal de Medicina é vetado ao médico: consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou a distância (Resolução CFM 1974/2011).
Mais uma coisa: o artigo Quais os tipos de Hiperidrose? apareceu primeiro no site da Clínica Santé!

Leave a Comment

DIGITE O TEXTO E PRESSIONE A TECLA "ENTER" PARA BUSCAR