O que são estrias?

As estrias são queixas frequentes no consultório dermatológico. São lesões decorrentes da distensão da pele, levando à ruptura de fibras elásticas e colágenas que sustentam a derme. Podem se manifestar em homens e mulheres, mas são mais frequentes entre elas. São comuns na adolescência, gravidez e entre pessoas acima do peso ideal.
Como se manifestam?

As estrias são lesões lineares, com extensão variável. Ocorrem principalmente nas mamas, nádegas, abdome e quadris. Podem ser classificadas em estrias jovens e antigas. A diferença é em relação à coloração e ao tempo de aparecimento: estrias recentes têm cor avermelhada e as antigas se tornam brancas. As estrias também apresentam diferenças em relação à largura e ao local de aparecimento. Por exemplo, as estrias gestacionais tendem a ser mais largas e acometem mais o abdome e as mamas.
Como tratar?

O tratamento das estrias não é simples, uma vez que ainda não existe nenhum método capaz de resolvê-las por completo. Portanto, as opções disponíveis de tratamento visam sempre melhorar a aparência delas. O objetivo é suavizar a coloração, reduzir a largura e a sua atrofia (aspecto deprimido das estrias), o que harmoniza a aparência e dá mais satisfação e confiança à paciente.
• Laser Etherea ProDeep 1340 nm: O laser promove um aquecimento controlado na pele e estimula a produção do colágeno e elastina na pele profunda. As estrias ficam levemente rosadas logo após o procedimento, com melhora em 2 a 3 dias. São indicadas 3 a 6 sessões em média, com intervalo mensal. Este tratamento em geral é bastante confortável, utilizando-se um equipamento que produz ar gelado no local.
• Laser CO2 fracionado: Esse laser faz pequenos furinhos na pele com a intenção de promover renovação da pele superficial e de estimular a produção do colágeno e elastina na pele profunda. São indicadas 3 a 6 sessões em média, com intervalo mensal.
• Luz Pulsada: A utilização de luz pulsada para o tratamento de estrias vermelhas tem mostrado bons resultados. Devido ao processo inflamatório observado nesta fase da estria, os resultados se mostram animadores. As sessões são quinzenais ou mensais, num total de 5 a 10 sessões.
• Peelings Superficiais: Peelings seriados podem ser realizados, com intervalos quinzenais ou mensais, sempre respeitando a irritação da pele do local. Normalmente são indicadas 5 a 10 sessões e só são indicados nas estrias vermelhas, sendo ineficaz para as brancas.
• Microagulhamento/Skin Needling: Esta técnica consiste em produzir microfuros na pele por meio do rolamento de um cilindro com multiagulhas. O objetivo é estimular as células responsáveis pela produção de colágeno e elastina. São indicadas 3 a 4 sessões em média, com intervalo a cada 2 meses.
• Radiofrequência com Megapulse HF FRAXX: Esta tecnologia utiliza um aparelho de radiofrequência acoplado a uma caneta com multiagulhas. Essas agulhas produzem microfuros nas estrias com dano controlado na superfície da pele. A energia liberada do aparelho proporciona o estímulo à produção de colágeno e elastina. São indicadas 3 a 6 sessões em média, com intervalo mensal.
Existem diversas formas de tratamento disponíveis na atualidade, que tem o objetivo de alcançar a melhora do aspecto das estrias. A avaliação do Dermatologista poderá indicar o mais adequado para o seu caso, podendo ser indicado mais de um tipo de tratamento.

Agendar avaliação

DIGITE O TEXTO E PRESSIONE A TECLA "ENTER" PARA BUSCAR