O que são varizes?

As veias são os vasos responsáveis por trazer o sangue das pernas até o coração. Quando estas veias se dilatam e se tornam mal funcionantes, são chamadas de Varizes. É uma condição muito frequente e que pode aparecer em diferentes graus: desde vasinhos até varizes calibrosas.

As varizes são muito frequentes na população e suas principais causas são os hormônios femininos, hereditariedade, sedentarismos, sobrepeso, tabagismo, passar muito tempo assentado ou em pé parado, e a gestação.
Estilo de vida

Modificações no estilo de vida, incluindo manter o peso e prática de exercícios, tais como flexões simples do tornozelo, trabalho muscular da panturrilha, caminhar e pedalar sao medidas recomendadas: o bombeamento do sangue no retorno das pernas ao coração depende da contração da musculatura das pernas (principalmente das panturrilhas). A elevação das perna por 30 minutos, tres a quatro vezes ao dia, também pode melhorar os sintomas.
Escleroterapia (aplicação) e Cryo-Laser-Scleroterapia (Clacs)

Os vasinhos, conhecidos como telangiectasias, são pequenas veias encontradas na superfície da pele. São uma queixa estética comum nas pernas e na face.

Existem diversos tratamentos, cada um com um diferencial e sua indicação específica.

O tratamento mais utilizado no Brasil para o tratamento de telangiectasias das pernas é a escleroterapia com glicose hipertônica. Trata-se de injeções de pequena quantidade de glicose no interior dos vasos. Esta glicose provoca uma irritação na parede do vaso causando seu fechamento. Entretanto a glicose é um esclerosante de potência média e, em alguns casos, os resultados podem não ser completamente satisfatórios com o seu uso isolado.

Então, para melhorar os resultados da escleroterapia, atualmente utilizamos a associação de glicose líquida com outros duas técnicas: A Crioescleroterapia (Glicose resfriada a -20 graus) e oLaser Transdérmico.

A Crioescleroterapia é uma técnica que utiliza agente esclerosante a uma temperatura  ≤ – 20 oC com o objetivo de potencializar o efeito e melhorar os resultados.
Laser Transdérmico

O Laser Transdérmico é uma técnica que utiliza ação térmica do Laser sobre os vasinhos, atua potencializando o efeito da escleroterapia com glicose. Nesta técnica, o laser é aplicado sobre a pele, sem agulha. Hoje em dia existem lasers específicos para vasinhos, que não queimam a pele.

Para diminuir o desconforto da escleroterapia, utiliza-se o sistema de resfriamento da pele como oSiberian Air-Cooling System, que proporciona efeito analgésico da pele e maior conforto durante o tratamento.
Meias Elásticas

O uso de meias de compressão elástica também deve ser estimulada em casos de varizes: a maioria dos pacientes experimentam melhora importante apos uma a seis semanas do inicio da terapia. A meia deve ser colocada pela manha, quando o edema costuma ser mínimo. No caso de a meia não ser colocada pela manha, é util elevar as pernas de 20 a 30 minutos antes de vesti-la. Como a meia absorve o oleo da pele, Deve-se hidratar a pele após a retirada da meia.
Medicamentos

Os medicamentos utilizados para o tratamento de varizes são um grupo de substâncias que atuam na permeabilidade capilar ou no tônus venoso. Quando indicados, só devem ser utilizados após a avaliacão médica.
Cirurgia

A ciurgia convencional consiste em retirada das varizes através de micro incisões na pele. A veia safena, em alguns casos, tem indicação de ser tratada. Este tratamento pode ser de forma convencional por extração ou, mais recentemente, pode ser tratada por técnica endovenosa (Cirurgia a Laser). No tratamento cirúrgico convencional da Veia Safena, é retirada através de incisões na pele.
Laser Endovenoso

No tratamento da veia Safena por técnica de Laser Endovenoso, uma fibra laser é introduzida na veia doente através de uma punção guiada por Ultra Som, sem  necessidade de sua extração. São disparados pulsos de raio laser que realizam o tratamento da veia doente. Esta técnica permite um tratamento tão eficaz quando o tratamento convencional, porém com recuperação mais rápida do paciente, menos dor no período pós operatório e um mínimo de incisões.
Qual o melhor Tratamento:

Medicamentos? Cirurgia Convencional?  Escleroterapia? Laser Transdérmico? Cirurgia com Laser endovenoso?

Na verdade, não existe um método infalível para curar definitivamente todos os tipos de varizes. Além disso, todos eles possuem suas limitações. O que existe é o melhor método indicado para cada paciente. E para decidirmos qual o melhor método, precisamos fazer uma avaliação médica completa. Assim, podemos indicar e decidir junto com o paciente sobre os métodos mais adequados para o seu caso, seja ele com medicação oral, uso de meias elásticas, escleroterapia, Laser transdérmico, cirurgia convencional, cirurgia com Laser Endovenoso ou a associação destes métodos.  O mais importante é a continuidade do tratamento, seguindo as orientações Médicas indicadas para cada caso.

Cada técnica possui seus prós e contras, e cada tipo de vasinho pode ter um tipo de tratamento mais adequado.  Além disso, todas as técnicas possuem limitações. Uma avaliação médica antes do tratamento é essencial para esclarecer suas dúvidas e para que você tenha os melhores resultados possíveis

Hoje, a tendência mundial é a associação dos diversos métodos disponíveis. O melhor é que o Médico conheça todas as técnicas disponíveis para indicar o método (ou a associação destes métodos ) mais adequada para cada paciente.

Dr Fabrício Luís Savegnago

Cirurgia Vascular e Endovascular

Ecografia Vascular com Doppler

CRM MS 6231

RQE 3915

DIGITE O TEXTO E PRESSIONE A TECLA "ENTER" PARA BUSCAR