Varizes em homens: tudo o que você precisa saber

Os sintomas como dores, inchaços e sensação de peso nas pernas, não são problemas apenas de mulheres, pois é possível que ocorra varizes em homens, ocorrendo o aparecimento principalmente quando as veias das pernas não funcionam corretamente.

As varizes normalmente ocorrem quando as veias se dilatam, alongam e se tornam tortuosas nas pernas, principalmente em decorrência de uma anormalidade na função das válvulas que ajudam o sangue a fluir em direção ao coração.

Além disso, as varizes podem acabar se transformando em um grande problema estético ou chegar a atingir quadros clínicos severos como tromboflebites, úlceras de perna, dermatites, infeções e hemorragias.

Com isso, os homens também devem tomar muito cuidado, dando certa atenção para este problema e evitando que ocorra o aparecimento das varizes, pois estes normalmente não são notados pelos homens.

Saiba tudo sobre varizes em homens

Normalmente, um a cada cinco casos ocorrem varizes em homens, que também podem sofrer com este problema, principalmente entre os 30 a 40 anos. Uma das principais causas das varizes é a hereditariedade, podendo surgir em caso de obesidade, sedentarismo e posições repetitivas constantes.

• Asvarizes em homens podem muitas vezes passar despercebida, pois estes possuem muitos pêlos que acabam dificultando a identificação deste problema logo no estágio inicial. Assim, de forma tardia, quando a dor se torna insuportável e ocorre o aparecimento do inchaço nas pernas, é que os homens procuram por ajuda médica para aliviar estes sintomas.
  • Assim, essa demora em reconhecer e tratar as varizes nos homens, só ocorre um aumento dos riscos de complicações, e quando não são tratadas corretamente podem se tornar ainda maiores, ocasionando em muita dor, aumento do inchaço, sangramento, inflamação e até mesmo feridas nas pernas.
  • Normalmente, as varizes são diagnosticadas por um cirurgião vascular através de um cuidadoso exame das pernas, onde em alguns casos é necessária a realização de um ultrassom Doppler, o qual realiza a verificação se as veias estão funcionando corretamente ou se estão sendo obstruídas.
  • Em relação ao tratamento de varizes em homens, é possível encontrar diversos tratamentos, os quais variam muito de acordo com o estágio da doença. Normalmente, em casos de simples derrames e microvarizes, o laser e crioescleroterapia são os mais simples e eficazes, pois não sugerem o internamento e a anestesia.
  • Assim, atualmente, existem várias formas de reduzir as varizes masculinas, entretanto, como os homens possuem veias varicosadas maiores do que as mulheres, o tratamento mais recomendado é o de laser endovenoso.
  • O tratamento a laser endovenoso é conhecido por ser uma cirurgia minimamente invasiva, consistindo na entrada de uma agulha no interior da veia levando a fibra ótica do laser de diodo. Assim, pela ação térmica, o vaso é fechado e absorvido pelo organismo de uma forma simples e eficaz.
  • Além deste tratamento, ainda existe a escleroscopia com espuma, a qual é conhecida como uma técnica que trata veias finas e grossas com injeção, onde a droga é injetada sob a forma de espuma permitindo que o medicamento não se misture com o sangue e mantenha sua concentração.
  • Apesar dos diversos tipos de tratamentos existentes, como nos homens o tipo de varizes mais frequentes são as tronculares, o tratamento mais recomendado é o cirúrgico, onde as veias colaterais grossas são retiradas. Além disso, as cirurgias devem ser realizadas com técnicas estéticas adequadas.

Portanto, as varizes em homens devem ser levadas a sério na maioria dos casos, e com isso, a Clínica Santé oferece os mais diversos tipos de tratamentos com excelência e competência, além de possuir um ambiente totalmente estruturado com equipamentos dos mais modernos.