Varizes são graves?

As varizes são veias que sofrem dilatação devido uma circulação sanguínea desarmônica. Aparecem ao longo dos membros inferiores e podem causar dores e inchaços nas pernas. No geral ocorrem em pessoas que permanecem em pé por um longo período de tempo, e quando aparecem, surgem também as dúvidas se varizes são graves.

As veias têm a função de conduzirem o sangue por todo corpo, e os vasos vasculares das pernas que levam esse sangue até o coração podem ocasionar falhas quanto ao seu funcionamento e eficiência, gerando uma deformação ou inchamento da pele, proveniente do acumulo se sangue nessa região.

Casos de varizes mais graves podem decorrer da dilatação de veias profundas e superficiais. Consequentemente, pela incapacidade venosa de bombear esse sangue de volta para o coração, causa o aparecimento de edemas nos pés, feridas sobre as pernas, e mudança na coloração da pele.

Portanto, a Clínica Santé dispõe de vários especialistas capazes de identificar e tratar qualquer tipo de problema vascular, principalmente aqueles associados com varizes de grau grave.

Como tratar varizes graves?

Para tratar varizes graves é necessária intervenção cirúrgica sobre as veias comprometidas, onde o cirurgião especialista realiza diferentes incisões e remoções dos vasos afetados.  Em síntese é um procedimento rápido, em que o paciente recebe alta horas após a cirurgia, para posteriormente dar continuidade a recuperação em casa por até alguns dias.

Para as varizes que não são tão graves, ou seja, mais superficiais, é mais viável a utilização de medicamentos capazes de deixarem inativas aquelas veias dilatadas, cessando a condução de sangue por elas. Esse método requer algumas aplicações, mas é contraindicado em casos de varizes maiores e mais profundas.

Vale ressaltar que independentemente do tratamento estabelecido, é aconselhável praticar exercícios físicos no intuito de estimular o fortalecimento muscular e melhorar a circulação do sangue. Isso favorecerá o desenvolvimento de vasos mais sadios.

Dicas e recomendações da Clínica Santé para evitar varizes graves.

As varizes em geral não costumam apresentar complicações mais graves, porém, em casos mais extremos, algumas medidas podem ser tomadas para evitar agravamento das vascularizações dilatadas, a Clínica Santé salienta as seguintes dicas:

  • Procure se movimentar ao longo do dia, evitando posições estáticas que comprometam a circulação sanguínea e aparecimento de varizes mais graves.
  • Eleve as pernas até a posição do tórax, facilitando o retorno do sangue para a posição central do corpo.
  • Utilize meias elásticas que possam auxiliar no processo de circulação sanguínea, evitando varizes dos tipos mais graves. O uso continuo permite uma melhor resposta para o tratamento.
  • Pratique caminhadas rotineiramente, pois essa atividade ajuda no funcionamento da circulação vascular, e evita formação de varizes profundas.

No geral, as varizes comuns e mais graves embora não desenvolvam problemas de saúde, propriamente dizendo, podem trazer aspectos estéticos desagradáveis. Quando as varizes graves forem diagnosticadas, um acompanhamento médico é essencial, tendo em vista que este é um problema patológico. Ou seja, podem causar alergias e infecções na pele, além do desenvolvimento de embolias nos casos mais extremos.

Normalmente atingem mulheres pelo fato de terem o hormônio progesterona, que age como relaxador das paredes das veias vasculares, favorecendo no aparecimento de varizes ao longo das pernas.  Também pode ser mais frequente em mulheres durante o período de gestação, quando o útero comprime a região do abdome e dificulta o transporte sanguíneo das regiões inferiores para o centro do corpo.

Portanto, no aparecimento de inflamações ao longo da perna, causadoras de dores e inchaços, não perca tempo e procure imediatamente uma orientação médica, tendo em vista que tais sintomas podem ser característicos de varizes graves.

A Clínica Santé é especializada em doenças vasculares e oferece o que há de melhor para o tratamento de varizes graves.

Leave a Comment

DIGITE O TEXTO E PRESSIONE A TECLA "ENTER" PARA BUSCAR